Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Veranópolis

Terra da Longevidade

  • Ponte Ernesto Dornelles
    Ponte Ernesto Dornelles
  • Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
    Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
  • Casa da Cultura
    Casa da Cultura
Água e Esgoto (054) 3441-1340
Bombeiros (054) 3441-1236
Brigada Militar (054) 3441-1700
Corsan (054) 3441-4759
Luz 0800-900-900
Posto de Saúde (054) 3441-1458
Prefeitura Municipal (054) 3441-1477

  • Igreja
    Igreja
  • Ponte Ernesto Dornelles
    Ponte Ernesto Dornelles
  • Pórtico
    Pórtico
  • Mirante da Serra
    Mirante da Serra

Veranópolis

Veranópolis teve sua colonização iniciada em 1884, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Já a partir de 1830, todo o território dessa região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, e as freguesias mais próximas da atual cidade de Veranópolis eram Lagoa Vermelha e Vacaria. Uma única estrada ligava essas freguesias ou distritos a Santo Antônio da Patrulha. Com o tempo, os fazendeiros de Lagoa Vermelha foram abrindo caminhos e penetrando na região da futura colônia Alfredo Chaves. Tomavam posse da terra das matas do rio das Antas para o cultivo de milho e extração de erva-mate.

No local conhecido como Roça Reúna foi instalada, em 1884, a colônia Alfredo Chaves, pertencente ao município de Lagoa Vermelha. Foi após essa decisão que começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos e poloneses para ocuparem e povoarem as terras da colônia. O município de Veranópolis está classificado pela Organização Mundial de Saúde como o de maior índice de longevidade do mundo.

   
  • Atrativos
    Em São José dos Ausentes
     

    Cachoeirão dos Rodrigues.

    Localiza-se no 2º distrito do município de São José dos Ausentes, a 33km da sede, com acesso pela estrada municipal Silveira..
     
    Veja mais informações de Cachoeirão dos Rodrigues.
  • Atrativos
    Em Rolante
     

    Cascata das Andorinhas.

    A Cascata das Andorinhas se localiza a 20 Km do Centro. O acesso à Cascata inclui uma trilha ecológica de 1,5 Km em meio à natureza. A Cascata das Andorinhas leva este nome devido a grande quantidade desta ave que habita o local. O ambiente natural é cercado por rochas on.
     
    Veja mais informações de Cascata das Andorinhas.
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Cascata dos Marins.

    Atrativo de grandiosa beleza, localizada no Arroio Sapatinho fica distante 6 km da sede do município. De fácil acesso, realizado pela Linha Independência, por estrada não pavimentada, onde é possível observar vales e morros. No local existem vários alm.
     
    Veja mais informações de Cascata dos Marins.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Circuito das Águas.

    Este é um roteiro pelo interior do município com visitação a três das mais belas atrações turísticas da região: Passo da Ilha, Passo do “S” e Cachoeira dos Venâncios. Um passeio que percorre rios, lajeados e cachoeiras. .
     
    Veja mais informações de Circuito das Águas.
 ,