Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Campos de Cima da Serra
    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na (...)

    Microrregião Campos de Cima da Serra

    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na parte mais alta do Estado. A leste, estão os cânions dos Aparados da Serra e ao norte a Serra Catarinense. Junto às regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, os Campos de Cima da Serra formam um dos mais belos destinos turísticos da Serra Gaúcha.

    TRADIÇÃO GAÚCHA

    A região teve como primeiros habitantes os índios. Ainda hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização em casas subterrâneas e em objetos encontrados em escavações. Porém, os usos e costumes do povo serrano estão voltados para a cultura dos antigos tropeiros e do gaúcho.

    Na gastronomia, destaque para as comidas campeiras preparadas com pinhão, charque, abóbora, mandioca, o típico churrasco e sobremesas de origem portuguesa, como o doce de gila, fruta típica da região.

    TROPEIRISMO

    A história do gaúcho serrano mistura-se à cultura do tropeirismo, época importante para a economia do país e também para a região. Os tropeiros atravessavam o país, comercializando animais e produtos. Com isso, muitas cidades da região foram fundadas. Os corredores por onde passavam tropas estão sendo resgatados e transformados em trilhas para passeios em mulas.

    ATRATIVOS

    Cercada por florestas de araucárias, esta é uma das regiões mais belas do país. Nos Campos de Cima da Serra, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto obras-primas da natureza, como os cânions dos Aparados da Serra.

    A região também é ótima para quem busca aventura. São oferecidas atividades de rapel, passeio de bote, travessias de cânions, trilhas de quadriciclos e jipes e belos passeios por cachoeiras e lajeados de águas cristalinas. Conhecida também como a Patagônia brasileira, os Campos de Cima da Serra oferecem locais especiais para a pesca esportiva de trutas e outras espécies de peixes.

    O FRIO

    No inverno, a grande atração é o frio. Com temperaturas abaixo de zero, paisagens e casas quase sempre amanhecem cobertas pelo branco das geadas. Os lagos e as cachoeiras congelam e a região, que já é linda, fica encantadora. Contudo, nesta estação, a neve é a estrela mais aguardada pelos visitantes. Conheça os Campos de Cima da Serra e sua típica hospitalidade!

  • Bom Jesus
  • Cambará do Sul
  • Esmeralda
  • Jaquirana
  • São José dos Ausentes
  • Vacaria
   
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Ponte de Ferro - Rio das Antas.

    Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era .
     
    Veja mais informações de Ponte de Ferro - Rio das Antas.
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Mausoléu de Serafina Corrêa.

    Junto à escultura elaborada em sucata intitu-lada "Cristo Liberato", de Paulo de Siqueira, o mausoléu abriga os restos mortais da Sra. Serafina Corrêa, esposa do primeiro intenden-tede Guaporé, que foram transladados do Rio de Janeiro no dia 25 de julho de 1985,por ocasi&a.
     
    Veja mais informações de Mausoléu de Serafina Corrêa.
  • Atrativos
    Em Veranópolis
     

    Ponte Ernesto Dornelles.

    A Ponte Ernesto Dornelles é uma ponte sobre o Rio das Antas, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis e faz parte da rodovia RSC-470. É conhecida também como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos. A ponte não possui pilares apoiados n.
     
    Veja mais informações de Ponte Ernesto Dornelles.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Cemitério Campo Santo dos Imigrantes.

    O “Campo Santo” está localizado ao lado da antiga estrada que ligava às famílias Gazzi e Panizzon, hoje substituída pela Estrada Municipal Ricardo Panizzon. O local possui uma cerca de “taipa” feita artesanalmente de pedras, além de covas .
     
    Veja mais informações de Cemitério Campo Santo dos Imigrantes.
 ,