Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Igreja de São Pedro e São Paulo.

    Marco fundamental da localização da sede do município. Impõe-se magnífica acima da praça, com estilo romana, internamente ricamente decorada por afrescos, um convite a oração. Fora a Sede do Município existem vários núcleos.
     
    Veja mais informações de Igreja de São Pedro e São Paulo.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Catedral de Pedra.

    A construção da Igreja Matriz de Canela teve inicio em 1953 com projeto do arq. Bernardo Satori; em 1954, os alicerces já estavam bem adiantados; em 1955, ficou definido que a nova igreja seria revestida de pedra basalto; em 64 foram concluídas as paredes ao redor da .
     
    Veja mais informações de Catedral de Pedra.
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Imagem de Nossa Senhora em Madeira.

    A tradicional Festa em honra a Nossa Senhora de Fátima de Nova Araçá, no ano de 2008, em sua 58ª edição, encantou o público no dia 12 de Outubro. A mesma contou com participação de cerca de 4.000 devotos que prestigiaram a Santa Missa. O e.
     
    Veja mais informações de Imagem de Nossa Senhora em Madeira.
  • Atrativos
    Em São Marcos
     

    Monte Calvário.

    Localiza-se na Rua Raymundo Pessini esquina Monsenhor Henrique Compagnoni.Sua altitude é de 795m. Nele encontra-se o monumento do Cristo Crucificado, juntamente com 14 capelas em pedra basalto, simbolizando a Via Sacra..
     
    Veja mais informações de Monte Calvário.
 ,