Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Igreja Gabriel.

    O ano de construção da igreja, 1862, foi considerado o ano da fundação desta comunidade. Até 1874 esta era a única igreja em toda a região de Santa Maria do Mundo Novo. Em estilo enxaimel, e servia a diferentes gruposs religiosos por se a únic.
     
    Veja mais informações de Igreja Gabriel.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Igreja São Marcos.

    Fugindo completamente aos modelos tradicionais das Igrejas construídas na região, a nova Matriz de Otávio Rocha, apresenta um desenho inédito, com linhas retas e muita simplicidade arquitetônica, podendo ser considerada a primeira igreja em estilo mod.
     
    Veja mais informações de Igreja São Marcos.
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Gruta de Quartzo.

    Localizada no centro da cidade, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, a gruta é totalmente feita de quatzo, possui uma beleza inigualável..
     
    Veja mais informações de Gruta de Quartzo.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Catedral de Pedra.

    A construção da Igreja Matriz de Canela teve inicio em 1953 com projeto do arq. Bernardo Satori; em 1954, os alicerces já estavam bem adiantados; em 1955, ficou definido que a nova igreja seria revestida de pedra basalto; em 64 foram concluídas as paredes ao redor da .
     
    Veja mais informações de Catedral de Pedra.
 ,