Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Cachoeirão.

    O cachoeirão no Rio das Antas é um local de fácil acesso, situa-se a 7 km de Nova Roma do Sul e 4 km da usina Hidrelétrica de Nova Roma. Para chegar a este local vindo de Farroupilha são 44 km, passando por várias belezas naturais encontradas pelo caminho. L.
     
    Veja mais informações de Cachoeirão.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Salto Ventoso.

    Queda d’água em plena mata nativa a cascata tem 52 metros de altura caindo em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura que pode ainda ser visitada.  Foi cenário para o filme O Quatrilho, obra de José Clemen.
     
    Veja mais informações de Salto Ventoso.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Parque da Ferradura.

    No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais! Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gamb&aacu.
     
    Veja mais informações de Parque da Ferradura.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Trilha do Boschi.

    Cachoeiras, bugios, uma imponente mata de xaxins... Isto é parte do que você pode presenciar caminhando pela trilha do Boschi, onde se tem contato com a natureza e a biodiversidade local do começo ao fim da jornada. Nos períodos de clima quente, as piscinas naturais de &aa.
     
    Veja mais informações de Trilha do Boschi.
 ,