Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.

    Em homenagem a Santa padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde, foi realizada a construção da Igreja. Sua pintura interna é conservada desde de 1907, data do inicio de sua construção. Possui imagens de Santos trazidas da Itália. Em novembro realiza-.
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.
  • Atrativos
    Em Três Coroas
     

    Centro Budista Chagdud Khadro Ling.

    Centro Budista Chagdud Khadro Ling, é uma das jóias preciosas de Três Coroas, inspirado na cultura tibetana o Centro está localizado em um lugar privilegiado, com uma paisagem inspiradora, que transmite muita paz aos visitantes. Khadro  Ling foi fundado pelo.
     
    Veja mais informações de Centro Budista Chagdud Khadro Ling.
  • Atrativos
    Em São Marcos
     

    Igreja Matriz de São Marcos.

    A Igreja Matriz localiza-se em frente a praça, no centro da cidade. Possui arquitetura exuberante e é um símbolo de fé do município. Nela encontra-se também a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, toda revestida em pedras de rio..
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz de São Marcos.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

    Construída em 1929, através da união de diversas famílias da comunidade, a Gruta é mais um exemplo de religiosidade e associativismo dos imigrantes e seus descendentes. Antigo ponto de parada para matar a sede e dar de beber aos animais, até hoje as pessoas .
     
    Veja mais informações de Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
 ,