Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Praça Rio Branco.

    A Praça Rio Branco segue a tendência de muitas cidades brasileira. Localiza-se em frente à Igreja Matriz. O primeiro projeto para construção da praça foi de autoria do renomado pintor Iberê Camargo. Além de bancos e decoração r&uacu.
     
    Veja mais informações de Praça Rio Branco.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.

    Orgulho da comunidade Guaporense, é considerado pela crítica esportiva nacional e internacional como o mais belo e segundo Autódromo Brasileiro. Sua pista, de 3.080 metros, está localizada dentro de uma área de 90 hectares, oferecendo aos apaixonados pelo automobil.
     
    Veja mais informações de Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Vivatto Parque.

    Criado através da restauração de uma belíssima casa centenária com estilo típico da imigração italiana, o Parque Vivatto oferece a seus visitantes produtos de qualidade em ambiente aconchegante em meio a natureza.  É um lugar onde .
     
    Veja mais informações de Vivatto Parque.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Estação Verde Adventure Park.

    O Estação Verde Adventure Park fica em Canela, numa das regiões mais belas do município, cercado por mata nativa e paisagens deslumbrantes. Sua área de 5 hectares proporciona atividades de lazer para pessoas de todas as idades, atrações para .
     
    Veja mais informações de Estação Verde Adventure Park.