Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Kartódromo.

    Pista única na região, possui 611 metros de comprimento e 7 metros de largura. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 12h e 13:30h às 18h..
     
    Veja mais informações de Kartódromo.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Rio Carreiro.

    Propício para a prática do RAFTING, o Rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha. Bastante sinuoso, faz 70km de percurso em território guaporense..
     
    Veja mais informações de Rio Carreiro.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Camping Recanto da Lagoa.

    Situado na Estrada Velha – Caxias nº 300. Infra-estrutura: piscinas, quadras poliesportivas, playground, lago para pesca, jogos, área para camping e muitas opções de lazer..
     
    Veja mais informações de Camping Recanto da Lagoa.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Pesca Esportiva.

    A prática da pesca esportiva em Bom Jesus pode ser realizada em açudes particulares, sendo o Black Bass a principal espécie encontrada. Com esta atividade o que se destaca é o prazer pelo ato de pescar minimizando os danos ecológicos, sendo que o peixe é sol.
     
    Veja mais informações de Pesca Esportiva.