Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Museu do Imigrante.

    O Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois  foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da sed.
     
    Veja mais informações de Museu do Imigrante.
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Casa José Frasson.

    Casa típica do imigrante italiano, construída  em 1919, casa habitada até os dias atuais por descendentes da família Frasson..
     
    Veja mais informações de Casa José Frasson.
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Museu Luigi Pinzetta.

    A vinda dos imigrantes ao Brasil intensificou-se a partir de 1875, continuando até as primeiras décadas do século XX. A famíliam Pinzetta fez parte dessa realidade, ajudando a contruir a história da colonização italiana no nosso Estado (agosto 1907).D.
     
    Veja mais informações de Museu Luigi Pinzetta.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    A Mina.

    Uma viagem fantástica ao interior da terra, sensações únicas, conhecimento, novas energias, cultura e as magníficas cores que a natureza proporciona. Uma viagem inesquecível por mais de 80 metros de túneis cravados de pedras preciosas..
     
    Veja mais informações de A Mina.
 ,