Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela São Jorge

A capela São Jorge, toda construída em pedra,contando coma as primeiras imagens dos santos, feitas de madeira.
Conforme os atuais moradores da capela São Jorge, os primeiros imigrantes ao local por volta de 1893.  Recém chegados, os imigrantes construíram um pequeno capitel de madeira, nas imediações da atual capela- provavelmente um pouco para trás. Neste pequeno capitel, os colonos se reuniam aos domingos ou sábados, a fim de rezarem o terço e cantarem o ofício, ou as vésperas como costumavam chamar. Ainda existe o quadro de São Jorge que era venerado no capitel primitivo e que fora trazido da Itália, pelos próprios imigrantes. 
No ano de 1905, toda a colônia de Alfredo Chaves foi atingida pela “grande infestação de gafanhotos” que, devido à falta de recursos para enfrenta-los, tornou-se calamidade pública. Foi terrível. Os gafanhotos arrasavam tudo: plantações, pastagens e vegetação. Foi um ano de miséria e muita fome, porque não escapava nada à sanha dos gafanhotos. 
Os imigrantes buscaram alento na fé, pois somente Deus poderia resolver problema tão grave. Daí surgiram as promessas, como é o caso da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis, que é o primeiro monumento a ela construído no Brasil. A pedra fundamental foi benta e lançada no dia 16.07.1906 e a inauguração da gruta ocorreu no dia 16.07.1907, sendo que a estátua da virgem foi esculpida pelo Santaro Antonio Triches.
Da mesma forma surgiu a capela São Jorge, em cumprimento a uma promessa feita, por ocasião da grande infestação. Os colonos se reuniram e construíram um verdadeiro monumento de pedra, dedicado a São Jorge. Para a construção da capela eles mesmos cavaram uma lajeira, próximo ao local da construção, e dela extraíram as pedras. Todos trabalhavam, inclusive as mulheres. Alguns extraiam as lajes, outros as transportavam até o local da construção, outro faziam o barro e outros faziam às vezes de pedreiros.
A artística estátua de São Jorge foi esculpida pelo famoso “santaro”de Alfredo Chaves”, Antônio Triches. Ela é feita de cedro puro e foi esculpida no próprio local, a alguns metros da capela. As imagens dos altares laterais- Nossa Senhora do Rosário e São José- também foram esculpidas em cedro e pelo mesmo santeiro. As três imagens, ainda intactas, formam um conjunto de arte sacra, de rara beleza e de valor inestimável. A capela , toda feita de pedra a partir das bases é um autêntico marco da fé e de luta dos imigrantes italianos e de seus descendentes.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Entre em Contato

(054) 3447-131

Linha Visconde de Pelotas

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em São Marcos
     

    Vale do Rio das Antas.

    Localiza-se na rodovia BR 126, Km 98, distante 18 Km da sede. Um vale profundo com altitude média de 742 m e muita vegetação subtropical..
     
    Veja mais informações de Vale do Rio das Antas.
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Morro Alto da Pedra.

    Á 700 metros acima do nível do mar, é utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente (voo livre). Estrada geral de Serra Grande, cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro. Estrada de subida com dois trechos concretados de .
     
    Veja mais informações de Morro Alto da Pedra.
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Morro do Cristo Rei.

    Abriga a estátua do Cristo Redentor, constru-ída com o auxílio da comunidade. Atualmente realiza-se uma romaria na Sexta-feira Santa e no dia de Corpus Christi de cada ano. Localiza-se a 02km da sede do município..
     
    Veja mais informações de Morro do Cristo Rei.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Cânion Itaimbezinho.

    O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região. Fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus.
     
    Veja mais informações de Cânion Itaimbezinho.
 ,