Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Balsa União I e União II.

    Mágicas travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e as cidades irmãs Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é braçal e pelas.
     
    Veja mais informações de Balsa União I e União II.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    City Tour.

    Este atrativo consiste em um passeio orientado pelo centro e algumas ruas de Bom Jesus onde serão visitadas casas típicas (não sua maioria) e construções em madeira do período de 1915 a 1970. Este roteiro inclui a Praça Rio Branco, a Igreja Matriz Sen.
     
    Veja mais informações de City Tour.
  • Atrativos
    Em Santa Tereza
     

    Travessia do Rio das Antas.

    A travessia do Rio das Antas, através de Balça e o Rio Barra Mansa, através de uma secular Ponte Pêncil. Bem no centro da cidade, O Campenário Trevisano é um marco bucólico e ao mesmo tempo romântico..
     
    Veja mais informações de Travessia do Rio das Antas.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Criatório de Mulas.

    Na terra do tropeirismo você pode visitar um dos poucos criatórios de mulas do Estado do Rio Grande do Sul. No município, é possível conhecer este local que contribui para manter viva a tradição tropeira, criando exemplares deste animal símbolo .
     
    Veja mais informações de Criatório de Mulas.
 ,